O Girassol (Classificação Científica, Descrição, História e Utilização)

  

 Girassol
Nota: Se procura pelo distrito da cidade brasileira de Cocalzinho de Goiás, consute Girassol (distrito).
Como ler uma caixa taxonómicaHelianthus
Girassol (Helianthus annuus), planta anual da família das Asteraceae.
Girassol (Helianthus annuus), planta anual da família das Asteraceae.
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Asterales
Família: Asteraceae
Género: Helianthus
L.
Espécie: H. annuus
Nome binomial
Helianthus annuus
O girassol (português brasileiro) ou gira-sol (português europeu) (AO 1990: girassol) (Helianthus annuus) é uma planta anual da família das Asteraceae.

Índice

[esconder]

Descrição

É caracterizada por possuir grandes inflorescências do tipo capítulo - com aproximadamente 30 cm de diâmetro - cujo caule pode atingir até 3 metros de altura e apresenta filotaxia do tipo oposta cruzada, notável por "olhar" para o Sol, comportamento vegetal conhecido como heliotropismo.

História

Os girassóis são plantas originárias da América do Sul cultivada pelos povos indígenas para alimentação, foram domesticadas por volta do ano 1000 a.C. Segundo o site G1, um fóssil belissimamente preservado de uma flor de 50 milhões de anos atrás, parente ancestral do girassol e da margarida, foi encontrado na Argentina e sugere que essas plantas podem ter florescido pela primeira vez na América do Sul, disseram cientistas. Fósseis da família Asteraceae, ou aster, são difíceis de serem encontrados e a maioria é formada apenas por grãos de pólen. No entanto, cientistas argentinos encontraram um fóssil com duas inflorescências primitivas que apresentavam algumas características da família aster. A botânica Liliana Katinas disse à Reuters na quinta-feira que pesquisadores vêm tentando determinar o lugar de origem da família. Um fóssil encontrado em 2002 na região da Patagônia argentina sugeriu que as flores evoluíram primeiramente na América do Sul. "Se alguém fosse dizer onde está a origem dessa família, eu diria que está na América do Sul... na Patagônia", disse Katinas. A cientista trabalha no Conselho Nacional para Pesquisa Científica e Técnica da Argentina e faz parte da equipe que vem estudando o fóssil nos últimos dois anos. "Nós encontramos uma inflorescência cujo pólen  depois da análise de especialistas do grupo está na base da árvore evolutiva. E onde encontramos ela? Encontramos na Patagônia, na América do Sul", disse. Os cientistas divulgaram os resultados de suas pesquisas nesta semana em um artigo da revista "Science".
Francisco Pizarro encontrou diversos objetos incas e imagens moldadas em ouro que fazem referência aos girassóis como seu deus do Sol.

Mitos e crendices

O girassol é uma flor simbólica que significa fama, sucesso, sorte e felicidade.
Na Hungria, acredita-se que a semente do girassol cura infertilidade, e sementes colocadas na beira da janela, em uma casa onde exista uma mulher grávida, o filho será homem.
Na Espanha, para se ter sorte são necessários onze girassóis.
A flor pode ser considerado a planta-símbolo do Novo Milênio.

Utilização

Plantação de girassóis em Fargo, Dakota do Norte, Estados Unidos.
   Dos seus frutos, popularmente chamados sementes, é extraído o óleo de girassol que é comestível. A produção mundial ultrapassa 20 milhões de toneladas anuais de grão.
   A semente também é usada na alimentação de pássaros em cativeiro além de ser uma das mais utilizadas na alimentação viva.
   A sua flor é comercializada como flor de corte. Existem dois grupos de variedades importantes: uniflor com haste única e uma flor terminal; multiflor com flores menores que com ramos desde a base que são mais utilizadas na confecção de bouquet.
   A semente do girassol tem sido utilizada no Brasil na produção de biodiesel.
   Tem sido também uma boa alternativa para alimentação de gado, em substituição a outros grãos.
   As sua folhas podem podem inibir o crescimento de plantas daninhas através do fenômeno alelopatia.